Filmes plásticos na produção de tomate e pimentão

Por AMC em 08/04/2024
Filmes plásticos na produção de tomate e pimentão

A produtividade de pimentões e tomates pode aumentar de 250% a 500%, quando cultivados em ambiente protegido em relação ao campo aberto. Esses números variam de acordo com a região de produção, manejo do produtor rural, época do ano, variedades cultivadas, tecnologias de manejo integrado adotadas, intempéries climáticas, entre outros fatores, dentre os quais o uso correto do filme plástico na cobertura. Porém, a adoção do ambiente protegido, de fato, traz benefícios ao produtor rural.

Influência climática e da umidade

Os tomates e os pimentões são plantas pertencentes à mesma família (Solanaceae) na classificação botânica. São originários da América Latina e possuem características que os aproximam em termos de desenvolvimento, características de floração e estímulos para frutificação.
No caso destas duas culturas, a influência climática por temperaturas e chuvas pode trazer o sucesso ou perdas lastimáveis de produção agrícola.
As temperaturas ideais para produção de pimentões e tomates é entre 19 e 25°C. Temperaturas abaixo de 15°C reduzem a produtividade, aumentam o ciclo de produção, promovem frutos deformados ou até mesmo cessam a produção.
Temperaturas acima de 35°C provocam abortamentos de flores e frutos, distúrbios fisiológicos no desenvolvimento de frutos, como o fundo preto em tomates, desbalanço nutricional, redução da qualidade de frutos e perdas de produtividade.
Além do efeito das temperaturas, o molhamento das folhas e frutos por excesso de chuvas e a queima de frutos por excesso de radiação solar são problemas críticos a serem enfrentados no campo.

Solução

O ambiente protegido, com a aplicação dos filmes plásticos corretos , contribuem para o sucesso da produção agrícola nas diversas regiões do Brasil.
Em regiões mais frias e com baixo índice de radiação solar, os filmes  transparentes irão permitir a entrada da quantidade necessária de radiação solar para manter as temperaturas e as quantidades de energia solar nas faixas ideais de produção, trazendo a qualidade  de frutos que o produtor precisa para o maior retorno financeiro.
Os filmes difusores de luz garantem alta quantidade de transmissão de radiação solar, com a distribuição uniforme da luz por todo o ambiente de produção. Essa difusão da radiação solar promove maior equilíbrio de energia por toda a planta, reduzindo os efeitos de temperaturas extremas.
Como resultado, o produtor terá menores perdas por abortamento floral, maior pegamento de frutos, redução drástica de queima de frutos e folhas, maior aproveitamento de água e nutrientes e, por fim, o aumento da produtividade.
Para evitar problemas com doenças de folhas e distúrbios fisiológicos por excesso de radiação solar, a solução ideal é o uso do filme agrícola de proteção, que pode ser aplicado em sistema de túneis altos, estufas de madeiras ou em arcos galvanizados.
Para todos os casos, a AMC Telas tem a solução inteligente que fornecerá proteção às plantas contra o molhamento das folhas e frutos pelas chuvas e irá regular a quantidade de radiação solar necessária para a máxima eficiência fotossintética.
Esse equilíbrio microclimático irá reduzir a incidência de pragas e doenças e trará maior força em produção de frutos com qualidade, sabor, doçura e propriedades nutricionais que o consumidor busca.
Os filmes agrícolas são fabricados com polímeros avançados, resinas virgens e aditivos adequados para cada aplicação na Agricultura. Com essa base, os filmes apresentam maior durabilidade, maior resistência, melhor equilíbrio na distribuição dos aditivos especiais para cada função a ser atribuída ao material. Com isso, resulta em maior qualidade de luz para as culturas em produção e maior durabilidade.

 

 

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..