Estufa ou cultivo protegido, entenda a diferença

Por AMC Telas em 16/07/2021
Estufa ou cultivo protegido, entenda a diferença

Alguns alimentos são bastante sensíveis aos tratos. Isso faz com que os produtores desses itens sejam mais preocupados em proteger a cultura que os demais. Essa preocupação culminou no desenvolvimento do que conhecemos como estufa ou casa de vegetação. Os nomes podem variar, no entanto o princípio é o mesmo: cultivo protegido.

Estufa, cultivo protegido, estufa agrícola, casa de vegetação, os nomes podem ser diferentes, a ideia é a mesma. Criar um ambiente protegido, onde as condições para desenvolvimento das plantas sejam ideais. Através desse ambiente deseja-se, portanto, ter alimentos com qualidade mais alta. Além disso, a produtividade também sobe, especialmente nos alimentos que são muito sensíveis à variações do tempo.

Existem diferentes níveis de cobertura utilizados no cultivo protegido. Os ambientes podem ser semi-abertos ou totalmente fechados. A forma mais básica é apenas uma cobertura , com todos os lados abertos. Já os ambientes mais tecnificados possuem diversos recursos como: resfriamento, ventilação, aquecimento, aspersão de água, irrigação, abertura da cobertura, além dos sistemas de controle.

Mudanças Climáticas

Dificuldades na lavoura

Muitos produtores sofrem com grandes perdas de produção por fatores climáticos, além de ataques de pestes e doenças. Para diminuir a incidência desses fatores, especialmente em produtos alimentícios, alguns produtores optam por tentar administrar as variáveis.

Quando se realiza o cultivo aberto, o produto em campo está bastante vulnerável à qualquer variação do tempo. Ataques de pestes e doenças são um problema constante, muitas vezes reduzido apenas com o uso de defensivos agrícolas.

A cana-de-açúcar é uma planta muito resistente, o que permite seu cultivo em ambiente aberto. Já o morango é extremamente sensível e exige cuidados muito mais constantes. Com isso, o cultivo protegido é uma opção muito mais viável se tratando de morangos, não sendo tão desejável no caso da cana.

Em localidades onde o clima é muito agressivo, dificultando o cultivo de alimentos, os ambientes protegidos são uma forma bastante útil de produção de diversos gêneros alimentícios. Portanto, regiões áridas tendem a buscar por soluções do tipo com maior intensidade. 

Modernização das Lavouras

Incerteza do tempo

Um dos principais problemas das lavouras é a incerteza do tempo. No sul do Brasil, o inverno pode trazer geadas que devastam safras inteiras. Essa é uma preocupação constante para os produtores daquela região, durante esse período crítico.

Ao mesmo tempo, as regiões áridas do país sofrem com a estiagem muito severa. Isso se aplica à áreas do nordeste e no sudeste, especialmente, na região do cerrado.

Quando usar cultivo protegido

O cultivo protegido é especialmente importante em 6 situações básicas:

  • culturas muito sensíveis;

  • produtos com alto valor agregado;

  • regiões de clima rigoroso (muito frio ou árido);

  • plantas exóticas não adaptadas ao clima local;

  • testes e seleção genética;

  • produção de mudas.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..